Comprando meu primeiro imóvel

Dúvidas Frequentes

Mesmo diante de todas as diferenças, há algo que ainda une a grande maioria das pessoas: o sonho da casa própria. Morar em uma propriedade sua, sem se preocupar com aluguel e tendo autonomia para moldar seu lar do jeitinho que você sempre quis, essa é uma meta de vida de pessoas de todas as idades.

No entanto, para não errar no calor do momento, nós da Itaivan preparamos algumas dicas para quem está querendo achar um imóvel para chamar de seu.

Localização

Escolha um local que facilite o seu dia a dia. Uma boa localização é importante tanto para a economia quanto para a qualidade de vida. Alguns fatores podem ser avaliados na hora de escolher a localização:

  • Se há transporte público e vias de acesso próximas;
  • A distância até o seu local de trabalho, vale inclusive calcular o custo mensal em combustível;
  • Se há comércios e pontos de interesse na redondeza (supermercado, padaria, farmácia).

Também vale a pena pensar se a localização reflete o seu perfil. Famílias vão preferir locais mais calmos e pacatos, com pouca movimentação de veículos e escolas perto. Já casais jovens vão querer estar próximos de localidades mais centrais, com vasta vida noturna.

Por isso, é sempre bom ter em mente todos esses fatores antes de começar a busca.

Tipo de negócio

Junto com a localização, você também deve pensar no melhor tipo de negócio para a sua situação. Usado, novo, na planta, casa, apartamento... Existem inúmeras opções no mercado, você deve escolher a que melhor se encaixa com a sua situação.

Financiamento

É muito importante você, antes de ir atrás do imóvel, ter consciência do seu limite de financiamento e também o tipo de financiamento que melhor se encaixa.

Você pode fazer um financiamento através do banco ou direto com a construtora durante o período de obras (no caso da compra na planta). Você ainda pode usar outros recursos, como seu FGTS ou até uma reserva financeira (um dinheiro guardado, um carro...).

Você também pode tentar o financiamento através do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida.

Se informe

O processo de compra de um imóvel é delicado e burocrático. Afinal, estamos falando de um grande empreendimento. Por isso, procure uma boa imobiliária, com profissionais preparados e não tenha vergonha de perguntar quando tiver dúvida.

Afinal é o seu futuro que está sendo negociado!

Gostou do conteúdo? Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o processo de compra de um imóvel ou quiser conversar com um especialista, entre em contato com a gente! Nós teremos um imenso prazer em lhe atender.